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Aeromoça / Comissário de Vôo
Auxiliar do comandante da aeronave, encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança (procedimentos normais e de emergência), do atendimento aos passageiros a bordo e da guarda de bagagens, documentos, valores e malas postais que lhe tenham sido confiados pelo comandante.
Veja como fazer acontecer PASSO A PASSO :
Para obtenção da Licença de Comissário de Vôo, você terá de freqüentar e obter aprovação de uma Escola de Aviação homologada pelo IAC da Agência Nacional e Aviação Civil (ANAC), a fim de cumprir o programa de instrução teórico-prática estabelecido pelo Manual de Curso de Comissário de Vôo, com carga horária de no mínimo 138 horas-aula. A Squawk estabelece uma carga superior a 300 horas-aula.
Ultrapassadas as etapas do processo ensino-aprendizagem, o aluno, aprovado pela Escola de Aviação, deverá estar em condições de ser submetido às provas elaboradas periodicamente pela ANAC.
Mediante a aprovação em exames prestados à ANAC e de posse do Certificado de Conhecimentos Teóricos - CCT, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.
Selecionado e admitido, o candidato contratado deverá receber instrução no equipamento, respeitados o programa e a carga horária do Manual do Curso de Comissário de Vôo do Instituto de Aviação Civil - IAC.
Cumprida a instrução prática e teórica no equipamento, a empresa deverá solicitar, através do Serviço Regional de Aviação Civil - SERAC, o Certificado de Habilitação Técnica em Instrução, com validade de três meses, para então o candidato dar início à etapa de treinamento em vôo.
A empresa oferecerá este treinamento em vôo de no mínimo 15 horas, devendo ser considerada 1 hora para cheque por profissionais credenciados pela ANAC.
Comprovados o treinamento em vôo e o cheque feito, a empresa, através do SERAC, solicitará à ANAC a licença e o CHT permanente do candidato.
Quem imagina que a função de um Comissário de bordo é somente receber bem os passageiros e lhes dar todo o conforto necessário durante o vôo está enganado. O Comissário é um técnico em segurança, ou seja, responsável pelo cumprimento das normas e procedimentos de segurança no avião. Para isso ele recebe treinamento prático de sobrevivência na selva e no mar durante o curso, além de familiarização com os equipamentos de emergência disponíveis dentro de cada tipo de aeronave. É claro que o papel de anfitrião a bordo é de suma importância e aí um outro aspecto é relevante nessa carreira: o preparo psicológico. Pelas características do vôo, é comum o passageiro não estar à vontade e isso pode acarretar alterações de comportamento. Cabe ao Comissário saber identificá-las e tomar as atitudes convenientes para mantê-lo relaxado. Não é uma tarefa fácil já que são dezenas ou até centenas de pessoas diferentes, com receios e reações imprevisíveis. Graças a isso, é importante demonstrar equilíbrio, autoridade e simpatia ao mesmo tempo, sem deixar a elegância de lado, uma marca registrada desses profissionais ao longo dos anos. Portanto, nada mais importante que o próprio candidato não tenha receio algum de voar, já que é a sua fisionomia num momento mais crítico que servirá de referência para acalmar os passageiros assustados.
Características Pessoais :
Bom Humor
Entusiasmo
Espírito de Servir
Humildade
Personalidade Participativa
Facilidade de Relacionamento
Apresentação Pessoal
Bilíngue (Inglês/Francês/Alemão/Italiano)
A descrição acima é do Sr. Rolim Adolfo Amaro - fundador da TAM, em sua 'Carta do Comandante' de 01.10.2000
A carreira de Aeromoça/Comissário de Vôo é promissora. O transporte aéreo tem um potencial de uso muito grande, visto que no Brasil ele ainda é pouco utilizado. Além disso, existem as companhias estrangeiras, mais exigentes, porém com salários e benefícios mais vantajosos.
A Grade Curricular compreende as seguintes disciplinas sob responsabilidade da Escola de Aviação :
O Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro
Regulamentação da Aviação Civil
Regulamentação da Profissão de Aeronauta
Formação e Atividade do Comissário de Vôo
Relações Interpessoais
Higiene
Medicina Aeroespacial
Conhecimentos Tecnicos de Aeronaves
Teoria de Vôo
Navegação Aérea
Meteorologia
Segurança de Vôo
Segurança, Emergência, Sobrevivência na Selva, Mar e Extinção de Fogo
Prática de Sobrevivência na Selva
Marinharia
Combate ao Fogo
Instrução na Empresa Aérea :
Instrução Técnica sobre o Equipamento
Instrução Prática no Equipamento, em Simulador ou 'Mock-up'
Treinamento em Vôo
Documentos Exigidos para Matrícula na Escola de Aviação :
Pré-Condição : 18 anos no mínimo e 2° Grau Completo, desejável M-1,60/1,80m, H-1,75/1,85m, boa relação peso/altura.
Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Conclusão do 2° Grau, Comprovante de Serviço Militar, foto 3x4, CCF
Como obter o CCF - Certificado de Capacidade Física ?
Os exames necessários ao exercício da atividade aeronáutica estão previstos no RBHA-67 e deverão ser realizados nas Juntas de Saúde dos Hospitais da Aeronáutica ou através de Médicos e Clínicas credenciados.
A Squawk apresentará o candidato para que o mesmo obtenha seu CCF.