Notícias Squawk - Resumo Nº 6

1

Fotos do Mês

2

Aviação

3

Atividades do Mês

4

Programe-se! Curtas e Boas

5

Comunique-se Bem !

Alunos fazem prática de sobrevivência em Selva e Mar

Algumas pessoas podem estranhar e se perguntar qual a razão deste tipo de treinamento para quem quer ser Aeromoça ou Comissário de Vôo? Todo profissional a bordo de aeronaves civis deve possuir, a princípio, capacidade para lidar com situações emergenciais, seja devido a causas operacionais do equipamento ou aquelas que podem vir a acometer passageiros a bordo. A segurança dos passageiros é uma das responsabilidades do Comissário de Vôo em qualquer circunstancia. O treinamento de sobrevivência em selva e mar tem por objetivo acostumar os futuros profissionais a um ambiente inóspito e fazê-los transpor as barreiras à sobrevivência com o uso dos recursos teóricos aprendidos em sala-de-aula e equipamentos comuns que estarão disponíveis nas aeronaves comerciais. O treinamento, cuidadosamente preparado, não expõe os alunos a perigos reais. Os medos e preocupações dos alunos se devem, principalmente, à expectativa e a imaginação quanto a como será a tal ‘sobrevivência do curso’. A surpresa das tarefas a serem desenvolvidas, na selva e no mar, é essencial para que o treinamento consiga atingir o lado psicológico dos alunos.

Nesta edição mostramos como foi o curso em selva dos Comissários Squawk !

Alunas construindo o acampamento.

Rádios transceptores UHF são utilizados pelos instrutores e alunos para manter comunicação bilateral imediata. Vigilância constante dos alunos e o acompanhamento da execução de tarefas programadas.

‘Rabo do Jacu’ - proteção para a fogueira.

A seqüência de atividades envolve: trilhas orientadas na mata com emprego do sistema de orientação bússola/homem ponto/homem passo; construção de acampamento; marcação de trilhas e sinalização; preparação do alimento; reconhecimento da fauna e flora do local e seu aproveitamento; extinção de fogo; túnel de fumaça; tipos de amarrações e nós; liderança; primeiros socorros; confecção de armadilhas etc.

1

Fotos do Mês

 

Reunindo material para sinalização.

 

Conhecimentos teóricos postos em prática sob supervisão do Professor.

 

Lenha para manter a fogueira sempre acesa e arranhões

conseguidos logo no primeiro dia!

 

                                                                                                                  Compartilhando o alimento.                            Último dia de aventuras!             Ufa! Aluna sai do túnel de fumaça aliviada

 

 

2

Aviação

 

"Ninguém melhor que o consumidor para indicar o caminho que uma empresa deve seguir"

Cmte. Rolim Amaro

 

3

Atividades do Mês

Prática de Combate ao Fogo

Esta prática é uma das atividades realizadas durante a execução da sobrevivência em selva. Uma equipe de alunos previamente designada fez exposição oral para todo o grupo de alunos acerca dos tipos de extintores disponíveis, ressaltando as formas de checagem, perigos e forma de emprego do equipamento. Os extintores empregados foram de CO2, Pó-químico e Água.

   

Equipe fogo em aula prática                          Em ação com extintor de CO2

 

 

4

Programe-se! Curtas e Boas

Filmes Recomendados : * Os Outros - Nicole Kidman

Filme do Mês : * Sete Anos no Tibet - Brad Pitt

 

 

5

Comunique-se Bem !

Hôtesse de l’air en France

La formation des hôtesses de l’air en France dure une année, elle est assuré par des écoles spécialisées payantes sous contrat avec l’etat.

Les élèves sont recrutés au niveau Bac avec un très bon niveau d’anglais écrit et ils doivent avoir entre 21 et 30 ans maximum, faire de 1,58 m pour les filles et 1,68 m pour les garçons minimum. Les élèves préparent le Certificat Securité Sauvetage Aérien, diplôme homologué par la DAC. Il y a deux examens : un pratique et un théorique sous forme de QCM + un stage dans une compagnie aérienne de 60 heures de vol, enfin l’élève doit être apte physiquement et médicalement.

Les cours se composent de cours magistraux sur tous les domaines de la profession; d’exercices de mise en cituation réelles, d’utilisation des nouvelles technologies et de stage divers.

Le coût de cours est de 15000 ff (equivalent a R$ 4.500,00) par an. Les écoles se trouvent à Paris et à Toulouse capitale de l’aéronautique européere, lá où l’on fabrique les airbus !

Aprés ma formation d’ hotesse de l’air au Brésil, j’ aimerais exercer mon travail en France, dans les compagnies aériennes Française a Paris, Lyon, la ville d’où je viens ou alors au Canada.

 

Márcia Teixeira Barbosa

Aluna do curso de Aeromoça da Squawk residente em Caiena capital da Guiana Francesa.

ENTRE EM CONTATO

MENU