Notícias Squawk - Resumo Nº 7

1

Fotos do Mês

2

Programe-se! Curtas e Boas

3

Aviação

4

Comunique-se Bem

Alunos fazem prática de sobrevivência em Mar

Algumas pessoas podem estranhar e se perguntar qual a razão deste tipo de treinamento para quem quer ser Aeromoça ou Comissário de Vôo ?

Todo profissional a bordo de aeronaves civis deve possuir, a princípio, capacidade para lidar com situações emergenciais, seja devido a causas operacionais do equipamento ou aquelas que podem vir a acometer passageiros a bordo. A segurança dos passageiros é uma das responsabilidades do Comissário de Vôo em qualquer circunstância.

O treinamento de sobrevivência em selva e mar tem por objetivo acostumar os futuros profissionais a um ambiente inóspito e fazê-los transpor as barreiras à sobrevivência com o uso dos recursos teóricos aprendidos em sala-de-aula e equipamentos comuns que estarão disponíveis nas aeronaves comerciais. O treinamento, cuidadosamente preparado, não expõe os alunos a perigos reais. Os medos e preocupações dos alunos se devem, principalmente, à expectativa e a imaginação quanto a como será a tal ‘sobrevivência do curso’.

A surpresa das tarefas a serem desenvolvidas, na selva e no mar, é essencial para que o treinamento consiga atingir o lado psicológico dos alunos.

Nesta edição mostramos como foi o curso em mar dos Comissários Squawk !

Turmas unidas a caminho do local da prática.

 

Comissários de Vôo da Squawk realizaram, as práticas de sobrevivência em mar no final do mês de outubro,

como etapa final do curso de formação de futuros Comissários da aviação comercial brasileira.

O lugar escolhido foi em plena Baía de Todos os Santos a 15 km partindo de Salvador. O dia frio e nublado acentuou a sensibilidade térmica do grupo e contribuiu para dar, ao aluno-sobrevivente, uma ambientação mais realística de uma possível condição de sobrevivência no mar.

Esta prática foi conduzida pelos instrutores especialistas, com cursos de resgate e mergulho.

 

Aluno da Squawk, exemplo de dedicação !

A liderança que deve exercer o Comissário frente aos passageiros é conseguida pelo exercício de sua capacitação técnica obtida através de uma dedicação ao estudo e vivência de situações emergenciais próximas do real - como no caso das práticas de sobrevivência no Mar, em Selva e de Combate ao Fogo.

‘Passo de gigante’ para ingresso na água, sob orientação do instrutor.

Uma experiência marcante - Uma lição de vida !

 

As atividades realizadas envolveram: utilização do colete salva-vidas; entrada na água; nado utilitário; resgate de sobreviventes; flutuação;

amarração de botes; subida em bote; desvirar o bote; uso da calça-bóia; etc.

Ao final, ficou o sentimento de mais uma etapa vencida rumo ao sucesso profissional.

Sorrisos contagiantes ! Animação e muita expectativa a bordo.

1

Fotos do Mês

Um click !                                                   Liberdade !

 

 

2

Curtas e Boas

 

O LENÇOL

 

Um casal, recém-casados, mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:

- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal ! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas !

O marido observou calado.

- Três dias depois, também durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e novamente a mulher comentou com o marido:

- Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos ! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas !

E assim, a cada três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.

Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:

- Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, será que a outra vizinha deu sabão? Porque eu não fiz nada.

O marido calmamente a respondeu:

- Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da janela !

E assim é. Tudo depende da janela, através da qual observamos os fatos.

Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir; verifique seus próprios defeitos e limitações.

Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos.

Só assim poderemos ter real noção do real valor de nossos amigos.

Lave sua vidraça. Abra sua janela.

 

Texto selecionado por Daniele Pazotto aluna do curso de Comissária de Vôo da Squawk.

 

 

3

Aviação

VOANDO A JATO

2200 km/h em menos de 30 segundos

 

Ernerst Mach, físico e filósofo austríaco, introduziu as velocidades supersônicas, daí a razão de serem expressas na unidade Mach - relação entre a velocidade do avião e do som - e não em km/h.

Aviões supersônicos chegam a 2200 km/h, Mach 2, velocidade duas vezes superior à do som.

Velocidades acima de Mach 5, são hipersônicas.

Os primeiros aviões comerciais supersônicos são o russo Tupolev 144 e o franco-britânico Concorde.

Seus protótipos voaram em 31 de dezembro de 1968, e em 2.03.1969, respectivamente.

O Concorde fez seu primeiro vôo comercial em 21.01.1976, rota Paris-Rio de Janeiro.

  

A invenção do jato é obra do piloto inglês Frank Whittle, da RAF - Royal Air Force. Em 1930, ainda cadete, ele patenteou a idéia de um motor de propulsão a jato e, cinco anos depois, abriu uma empresa para fabricar os motores.

Os ingleses também saíram na frente nas linhas comerciais a jato. Inauguraram os vôos em 1952 com os Comet.

 

 

4

Comunique-se Bem

 

Why do I want to be a Flight Attendant?

Since I was child, I thought in be a model, but this dream didn’t turn it true. Then, I thought in a Flight Attendant career, but why?

I want to be a Flight Attendant because I want to increase professional and acquire independence in all ways. In this occupation, we (Flight Attendants) have to travel a lot and I love to travel, know other civilizations, their food, the way that they bring into relations, yonder see fantastics landscapes, rivers, nature, gentleness people and many other things. When we travel, we know a lot of people and it’s important in our life to make friends because they’re almost the one who helps us in troubles.

Flight Attendants have different days, every day is different from the other. This profession brings many advantages that others don’t bring it, like a good salary, the pleasure of travel in different airplanes.

I am happy, that’s I‘m optimism to begin this career!

Flávia Lima

Aluna do curso de Comissária de Vôo da Squawk.

 

 

ENTRE EM CONTATO

MENU